O AMOR MATERNAL DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Meditemos com Santo Afonso Maria de Ligório sobre o amabilíssimo e Imaculado Coração da Virgem Maria.

Todas as qualidades que contemplamos no Sagrado Coração de nosso Senhor Jesus Cristo encontram-se, guardadas as devidas proporções, também no amoroso e Imaculado Coração da Virgem Maria, sua Mãe Santíssima. Durante os trinta anos que a Virgem de Nazaré conviveu com Jesus, não fez outra coisa senão estudar continuamente no livro do Sacratíssimo Coração do seu Filho: “Mater eius conservabat omnia verba haec in corde suo – Sua Mãe conservava todas estas palavras em seu coração” (Lc 2, 51).

Meditemos com Santo Afonso Maria de Ligório sobre o amabilíssimo Imaculado Coração da Virgem Maria.Imaculado Coração de Maria

Em consideração a tão piedoso exemplo de virtude e de amor, se amamos verdadeiramente a Virgem Maria e queremos ser seus dignos filhos, estudemos igualmente na escola do Coração de Jesus e aprendamos de sua Mãe Santíssima a praticar a humildade e o amor para com Deus e para com o próximo.

O amor do Imaculado Coração da Virgem Maria

Santo Afonso Maria de Ligório dizia que: “Depois da Encarnação do Verbo, a ocupação habitual de Maria Santíssima foi estudar o grande livro do Coração amabilíssimo de Jesus e nesta escola divina fez progressos tão grandes, que se tornou uma imagem fiel de Jesus”[1]. Por isso, todos os dotes que contemplamos no Sagrado Coração do Cristo, encontram-se também, guardadas as devidas proporções, no Imaculado Coração de Maria.

Com efeito, existiu, existe ou existirá um coração mais amável que o Coração da Virgem Maria? Seu Imaculado Coração é todo puro, santo, imaculado, perfeito. Nesse Coração amabilíssimo, Deus encontra as suas delícias, as suas complacências. O Coração de Nossa Senhora é tão amante dos homens, que mesmo se todas as criaturas unissem as suas forças, nem de longe conseguiriam igualar o amor de Maria: “Amat nos amore invicibili – Ela nos ama com amor inexcedível”[2]. Este amor de Nossa Senhora para com o gênero humano, rivalizando com o amor do Eterno Pai, levou-a a sacrificar dolorosamente, a entregar à morte, seu divino Filho, como vítima pura e inocente.

Este amor do Imaculado Coração de Maria a faz compadecer-se continuamente, com ternura maternal, das nossas misérias; a socorrer-nos generosamente em nossas necessidades; a reconhecer e recompensar fielmente qualquer boa obra feita por seu amor, qualquer palavra dita para sua glória, cada bom pensamento que lhe agrada.

A nossa resposta ao Coração Imaculado da Virgem Maria

Como retribuição de todos os benefícios que o Imaculado Coração de Maria nos concedeu e ainda nos concede continuamente, ela não exige outra coisa senão o nosso amor. Seu Coração de Mãe, à semelhança do Coração de Jesus, é um coração que deseja ser amado. Sendo assim, quanta aflição não sente a Virgem Maria, em seu Coração amabilíssimo, vendo-se atormentada com tantas ofensas e desprezos. Não sejamos também nós do número desses ingratos, que afligem dessa forma o Imaculado Coração de Maria.

Imitatores mei estote, sicut et ego Christi – Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Cor 4, 16), é o que nos ordena nossa Mãe Santíssima, com mais razão do que São Paulo, o grande Apóstolo dos Gentios. Se, pois, amamos a Virgem Maria, devemos, à sua imitação, estudar continuamente no livro do Sacratíssimo Coração de Jesus Cristo, a fim de nele aprender todas as virtudes, especialmente as que nos são mais necessárias como, por exemplo, o desapego das coisas da terra, a humildade, a mansidão, a resignação e, sobretudo, o amor para com Deus e para com o próximo. Se não temos a coragem de estudar no grandioso livro do Coração Sagrado de Jesus, peçamos essa graça ao Coração Imaculado da Virgem Maria.

Oração de Santo Afonso Maria de Ligório ao Imaculado Coração de Maria

Ó Coração de Maria, Mãe de Deus e Mãe nossa; Coração amabilíssimo, objeto da complacência da adorável Trindade, de toda a veneração e amor dos anjos e dos homens; Coração mais semelhante ao de Jesus, do qual sois imagem perfeita; Coração cheio de bondade e todo compassivo com as nossas misérias: dignai-vos tirar a frieza de nossos corações e fazei que sejam transformados à semelhança do Coração do divino Salvador. Infundi-lhes o amor a vossas virtudes; abrasai-os no fogo feliz, que está continuamente ardendo em vosso Coração.

Abrangei a santa Igreja, guardai-a e sede-lhe sempre doce asilo e torre inexpugnável contra todos os assaltos dos seus inimigos. Sede-nos o caminho para irmos a Jesus e o canal pelo qual nos venham todas as graças necessárias para nossa salvação. Sede nosso socorro nas aflições, nosso conforto nas tentações, nosso refúgio nas perseguições, nosso auxílio em todos os perigos, especialmente nos últimos combates de nossa vida na hora da morte, quando todo o inferno se desencadear contra nós para roubar nossas almas, naquele momento terrível do qual depende a eternidade. Ó Virgem piedosíssima, deixai-nos experimentar então a doçura do vosso Coração maternal e a eficácia do vosso poder para com o Coração de Jesus, abrindo-nos nesta fonte mesma da misericórdia um abrigo seguro, no qual possamos um dia chegar a bendizê-lo no paraíso por todos os séculos dos séculos.

Conhecidos, louvados, benditos, amados, servidos e glorificados, sejam sempre e por toda parte o diviníssimo Coração de Jesus e o puríssimo Coração de Maria[3].

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A devoção aos Corações de Jesus e de Maria.

TODO DE MARIA. A devoção dos cinco primeiros sábados.

TODO DE MARIA. Apelo à devoção ao Coração Imaculado de Maria.

Referências:

[1]  SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO. Meditações: Para todos os Dias e Festas do Ano: Tomo II, p. 176.

[2] Idem, ibidem. Frase de São Pedro Damião.

[3] Idem, p. 177-178.

Fonte: Todo de Maria

Comentários

Postagens mais visitadas