VOCÊ CONHECE A MENSAGEM DO QUADRO DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO?

Hoje nossa Igreja celebra o dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, uma devoção universal, conhecida e venerada em todos os continentes do mundo, talvez a mais ampla e conhecida devoção de Nossa Senhora, especialmente no Oriente. No mundo todo são realizadas as famosas Novenas Perpétuas em honra de Nossa Senhora Mãe do Perpétuo Socorro.

Pensando nisso, achamos interessante divulgar um artigo do site Gaudium Press que explicará o significado do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Mensagem do Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Aparentemente é um simples quadro de mais uma das inúmeras devoções à Santa Mãe de Deus, mas se nos determos em seus detalhes, veremos que a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é cheia de simbolismos e significados.

Medindo 53 por 41,5 centímetros o ícone foi produzido no estilo bizantino em madeira sobre um fundo dourado.

Na época em que a obra foi executada, durante o Império Romano, os artistas utilizavam o ouro ou simplesmente sua cor para retratar apenas as grandes personalidades.

Segundo a tradição o quadro foi pintado por um artista até hoje desconhecido que, por sua vez, inspirou-se em uma pintura atribuída a São Lucas.

O ícone é rico em detalhes e a cada um deles é atribuído um significado, uma simbologia, uma mensagem.

Eis alguns desses detalhes:

1. Abreviação grega de “Mãe de Deus”.

2. Estrela no véu de Maria, a Estrela que nos guia no mar da vida até o porto da salvação.

3. Abreviatura de “Arcanjo São Miguel”.

4. Coroa de Ouro – O quadro original foi coroado em 1867 em agradecimento dos muitos milagres feitos por Nossa Senhora em se título preferido “Perpétuo Socorro”.

5. Abreviatura de “Arcanjo São Gabriel”.

6. São Miguel apresenta a lança, a vara com a esponja e o cálice das amarguras.

7. A boca de Maria é pequenina, para guardar silêncio, e evitar as palavras inúteis.

8. São Gabriel com a cruz e os cravos, instrumentos da morte de Jesus.

9. Os olhos de Maria, grandes, voltados sempre para nós, a fim de ver todas as nossas necessidades.

10. Túnica vermelha, distintivo das virgens no tempo de Nossa Senhora.

11. Abreviação de “Jesus Cristo”.

12. As mãos de Jesus apoiadas na mão de Maria, significando que por elas nos vêm todas as graças.

13. Manto azul, emblema das mães naquela época. Maria é a Virgem – Mãe de Deus.

14. A mão esquerda de Maria sustentando Jesus – a mão do consolo que Maria estende a todos que a ela recorrem nas lutas da vida.

15. A sandália desatada – símbolo talvez de um pecador preso ainda a Jesus por um fio – o último – a devoção a Nossa Senhora.

O fundo do quadro é de ouro, dele esplendem reflexos cambiantes, matizando as roupas e simbolizando a glória do paraíso para onde iremos, levados pelo perpétuo socorro de Maria.

Assustado pela aparição dos dois anjos, mostrando-lhe os instrumentos de sua morte, Jesus corre para os braços de sua Mãe, e com tanta pressa que desamarrou-se o cordão da sandália… Nossa Senhora abriga-o com ternura e o Menino Jesus sente-se seguro nos braços de sua Mãe. O olhar de Nossa Senhora não se dirige ao menino, mas a nós – apelando para os homens evitarem o pecado, causa do susto e da morte de Jesus. As mãos de Jesus estão na mão de Maria para lembrar que Ela é a Medianeira de todas as graças.

Por Emílio Portugal Coutinho

Fonte: Gaudiumpress

Comentários

Postagens mais visitadas