ORAR SEMPRE E ORAR BEM

Veja o que nos ensina São Pedro J. Eymard sobre a oração

“Oportet orare et num quam deficere” – É necessário orar e nunca deixar de orar (Lc 18,1).

A oração, a oração contínua, ou melhor, o hábito da oração, é indispensável a todo cristão. É-nos concedida a sua graça no Batismo, sendo o próprio Espírito Santo que nos faz chamar a Deus; “Pai! Pai!” (Rm 8,15).

É um dom, uma graça, uma força de que todos gozam.

Nada podemos fazer de bom, nenhuma virtude podemos praticar sem a oração, que nos obtém a graça necessária.

A oração é o alicerce de todas as virtudes, e a própria fé, princípio da justiça, é o exercício da oração.

Eis por que o Profeta agradecia a Deus deixar-lhe, no meio de seus desfalecimentos, de suas tribulações e quedas, a faculdade de orar, e exclamava: “Bendito seja o Senhor Deus, que não me privou da oração e de sua misericórdia” (Sl 65, 20).

É que ele compreendia a importância da oração, e que orar é possuir o Coração de Deus e a salvação da alma.

“Não sei rezar, dizem muitas almas, e, se recebi no Batismo o dom da oração, dele não sei utilizar-me.”

Este pretexto encobre muita ilusão. A oração não é uma montanha a escalar; é coisa muito mais simples. Orai, por conseguinte, com a vossa graça do momento, vossa graça de estado; apresentai-vos tal qual sois, empregai os pequenos meios de que dispondes, as faculdades vossas, como Nosso Senhor vo-las concedeu.

O orgulho nos quer persuadir de que somos nós que devemos rezar, e eis por que pensamos ser necessário devemos rezar, e eis por que pensamos ser necessário empregar esforços extraordinários, como se a oração devesse proceder naturalmente de nosso espírito e de nosso coração. É o próprio Espírito Santo que deseja rezar em nós. Somos incapazes, por nós mesmos, mas o Espírito de Jesus Cristo, que habita em nós, quer ajudar nossas fraquezas e orar por seus gemidos inenarráveis (cf. Rm 8,26). Deixemos portanto este Espírito de Amor falar e rezar em nós; a oração que procede d’Ele é a verdadeira e boa oração do coração, que penetra os céus e tudo obtém!

Fazer silêncio, destruir o obstáculo que impede o Espírito Santo de orar em nós e nos unirmos à sua prece – eis o exercício e a virtude da oração.

Texto retirado do livro: Flores da Eucaristia

Fonte: Editora Cléofas

Comentários

Postagens mais visitadas