CINCO COISAS QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE A QUARESMA!

Tempo da Quaresma, tempo de penitência e conversão!


A Quaresma é um tempo litúrgico em que por 40 dias dedicados pela Igreja  à oração e à penitência, para o fiel preparar-se verdadeiramente para a Semana Santa.

Estes são cinco pontos que deve saber sobre a Quaresma:

1 – Oração, mortificação e caridade: as três práticas de piedade

A oração é uma condição indispensável para se louvar, agradecer, pedir perdão e pedir o auxílio de Deus.

Na oração, o católico se une intimamente a Deus e com a Virgem Santíssima.

A mortificação se realiza cotidianamente e sem a necessidade de fazer grandes sacrifícios. Com ela, são oferecidos a Nosso Senhor Jesus Cristo os nossos trabalhos e sacrifícios diários, bem como nossas alegrias.

No período da Quaresma devemos renunciar certas coisas legítimas em espírito de jejum e a abstinência.

A caridade (amor ao próximo por amor de Deus) é necessária como refere São Leão Magno:

“Se desejamos chegar à Páscoa santificados em nosso ser, devemos pôr um interesse especialíssimo na aquisição desta virtude, que contém em si as demais e cobre multidão de pecados”.

2 – O jejum e abstinência

O jejum (nos dias em que é obrigatório) consiste em fazer uma refeição forte por dia, enquanto a abstinência consiste em não comer carne.

Com ambos os sacrifícios reconhecemos a necessidade de fazer obras para reparar o dano causado por nossos pecados e para o bem da Igreja.

Além disso, de forma voluntária, deixam-se de lado necessidades terrenas e se redescobre a necessidade da vida do céu.

“Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4,4).

A abstinência, embora se proíba o consumo de carne, não é o caso de ovos, leite e qualquer condimento feito a partir de gorduras animais.

São dia de abstinência todas as sextas-feiras e é obrigatório a partir de 14 anos de idade.

3 – Quaresma começa com a Quarta-feira de Cinzas e termina na Quinta-feira Santa

Na Quarta-feira de Cinzas começam os 40 dias de preparação para a Páscoa.

Após a Missa, o sacerdote abençoa e impõe as cinzas feitas de ramos de oliveira abençoadas no Domingo de Ramos do ano anterior.

Estas são impostas fazendo o sinal da cruz na testa e dizendo as palavras bíblicas: “Lembra-te que és pó e ao pó retornarás” ou “Arrependei-vos e crede no Evangelho”.

A cinza é um sinal de humildade e recorda ao católico sua origem e seu fim.

A Quaresma termina na Quinta-feira Santa. Nesse dia, a Igreja comemora a Última Ceia do Senhor, quando Nosso Senhor Jesus Cristo tomou a refeição pela última vez com seus apóstolos antes de ser crucificado na Sexta-feira Santa.

4 – A duração da Quaresma está baseada no símbolo do número 40 na Bíblia

Os 40 dias da Quaresma representam o mesmo número de dias que Nosso Senhor passou no deserto antes de começar sua vida pública, os quarenta dias do dilúvio;

Os quarenta anos da peregrinação do povo judeu pelo deserto, os quarenta dias de Moisés e Elias na montanha e os 400 anos que durou a permanência dos judeus no Egito.

Na Sagrada Escritura, o número quatro simboliza o universo material, seguido de zeros significa o tempo de nossa vida na terra, seguido de provas e dificuldades.

5 – Na Quaresma, a cor litúrgica é o roxo

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, penitência, conversão espiritual; tempo para preparar o mistério pascal.

Fonte: Acidigital

Comentários

Postagens mais visitadas