SANTA BERNADETTE EM NEVERS: “ EU SÓ TENHO MEDO DOS MAUS CATÓLICOS ” (1870)

Imagem no convento de Nevers representa Santa Bernadette durante as aparições

Irmã Angela (na época, postulante):
Irmã Marie-Bernard [N.R.: nome de religião de Santa Bernadette] me perguntou:
“Senhorita, o que você tem?”.
Eu lhe respondi: “Acabo de receber uma notícia ruim: minha mãe está para morrer; talvez a esta hora já esteja morta”.
Então irmã Marie-Bernard me disse, com um sorriso que jamais esquecerei e aquele seu olhar penetrante: “Não chore, Nossa Senhora vai curá-la; vou rezar por ela”.
Agosto

Irmã Madalena Bounaix:
Em 15 de agosto de 1870, eu estava com ela na enfermaria São José; ela havia me dado uma fruta para o lanche; nós conversávamos sobre a festa daquele dia e eu lhe disse:
“Irmã, você vai rezar por mim hoje?”.
“Sim, mas com uma condição: que você também o faça por mim. Todos precisamos de orações.”

Eu, então, acrescentei:
“Como deve ser bonita a festa no céu, e Nossa Senhora, como deve ser bonita também”.
“Oh, sim”, ela disse, “depois que a gente a vê, não consegue mais ficar apegada à terra!”.
Algum tempo depois, irmã Marie-Bernard recebeu uma carta de padre Peyramale, pároco de Lourdes, na qual havia uma fotografia da Basílica. Olhando para a foto, ela me perguntou:
“Você conhece Lourdes?”.
Quando eu respondi que não, ela me disse:
“Pegue, esta é a foto da Basílica”, e, com o dedo, apontava a gruta.
Perguntei: “Onde você estava quando Nossa Senhora lhe apareceu?”.

Ela me indicou o lugar, com toda a simplicidade. Acrescentei:

“É uma lembrança doce demais para você, irmã”.
Assumindo um ar grave, quase triste, irmã Marie-Bernard me respondeu:
“Oh, sim! Mas eu não tinha nenhum direito a essa graça”.

Dezembro

Conde Lafond:
Irmã Marie-Bernard... essa irmã não serve para nada, no entanto é considerada o tesouro de Saint-Gildard; olham para ela como o baluarte da cidade episcopal e lhe atribuem a salvação durante a invasão de 1870; os prussianos estavam em todos os condados vizinhos e quase às portas de Nevers.


O cavalheiro Gougenot des Mousseaux, que viu Bernadete na época, fez-lhe algumas perguntas:
“Na gruta de Lourdes, ou depois dela, você obteve alguma revelação relativa ao futuro e ao destino da França? A Virgem não a encarregou por acaso de transmitir advertências ou ameaças à França?”.
“Não.”
“Os prussianos estão chegando: você não tem medo?”
“Não.”
“Não há nada a temer, então?”
“Eu só tenho medo dos maus católicos.”
“Não tem medo de mais nada?”
“Não, de nada”.

Por: Luis Dufaur

Fonte: Lourdes e suas Aparições

Comentários

Postagens mais visitadas