FESTA DE SANTA TERESINHA - 2015 - 8º Dia da Novena

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!! Meus irmãos e irmãs!! Muitas vezes, nós nos sentimos espantados com o que conhecemos sobre o poder de Deus, mas devemos ter consciência de que, de fato, devemos nos maravilhar muito mais, uma vez que não conhecemos quase nada sobre esse poder. Uma das grandes manifestações do poder de Deus, e que, de fato, nos fascina, é a existência dos anjos, essas criaturas maravilhosas que assistem diante de Deus e sempre estão presentes, também, nas nossas vidas, como o caso dos arcanjos que festejamos hoje e que têm a sua existência e a sua ação descritas nas Sagradas Escrituras. MIGUEL (quem é como Deus) é o arcanjo que se revoltou contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo. GABRIEL (força de Deus) revelou a Daniel os segredos do plano de Deus, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus. RAFAEL (Deus curou) acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem ao Egito e curou-lhe o pai cego. Santa Teresinha rezou incessantemente aos santos em geral, a São José, a Santa Inês, a Santa Cecília, a São Sebastião, a Maria, a Jesus, a Santíssima Trindade e tinha uma devoção toda especial aos anjos, e, na sua vida de intimidade com eles, tinha a simplicidade de convidá-los para fazer um concerto para Jesus, quando ele descesse ao seu coração, na comunhão eucarística. Durante toda sua vida, nossa Santa foi tida sempre como um anjo, e sua marca registrada foi seu "sorriso angelical." Olhem só o que disse uma senhorinha que frequentava a Paróquia de São Pedro de Lisieux: "Essa Teresinha é um verdadeiro anjo, ficaria muito admirada se ela viver muito tempo; mas se ela viver, vocês verão que falarão sobre ela mais tarde, porque ela se tornará uma santa..."

ENTRADA DA RELÍQUIA

Certo dia, quando seu final já estava mais próximo, Santa Teresinha anunciou que, em breve, só falaria a linguagem dos anjos. Santa Teresinha nos mostra as ideias que tem sobre os anjos: "Os anjos são puros espíritos que vivem cuidando dos homens, defendendo-os e ajudando-os na caminhada para o céu." "Os anjos são os mensageiros de Deus para realizar ordens e dar recados divinos aos homens e ao mundo."

LITURGIA DA PALAVRA

A mensagem profética exprime a esperança de novos tempos e da instauração do reino definitivo. Jesus une a terra e o céu, abre à humanidade as portas de acesso a Deus.

Leitura (Daniel 7,9-10.13-14) Salmo 137(138) Evangelho (João 1, 47-51)

REFLETINDO COM SANTA TERESINHA

Eis um testemunho da Irmã Marta de Jesus, uma das irmãs responsáveis pelo processo de canonização de Santa Teresinha. "Na primeira vez que vi Irmã Teresa do Menino Jesus, ela me deu a impressão de um anjo, seu rosto tem um reflexo todo celestial, e essa impressão permaneceu sempre a mesma, não somente durante seu postulantado, mas durante todo o tempo de sua vida religiosa." QUE POSSAMOS SER ANJO NA VIDA DE NOSSOS IRMÃOS E IRMÃS.

Na sua poesia em homenagem a Santa Cecília, Teresinha expressou seu próprio pensamento, dizendo: "Um anjo do Senhor que guarda meu coração puro, não me deixa jamais, mesmo quando durmo. Ele me cobre com alegria, por meio de suas asas azuis. De noite, vejo brilhar seu amável rosto, com um brilho bem mais doce do que os fogos da manhã. Sua face parece à imagem transparente, a pura irradiação do rosto divino". QUE O ANJO DE TERESINHA POSSA NOS PROTEGER E GUARDAR DE TODO MAL.

Às vezes, Santa Teresinha brincava com sua imaginação a respeito dos anjos. Afirmava: "Se os anjos varressem o céu, a poeira seria de diamantes". Mas, desejosa, como sempre o foi, de viver na verdade, não se iludia com imaginações de anjos que viriam buscá-la e apresentá-la a Deus. QUE O ANJO DE TERESINHA POSSA NOS PROTEGER E GUARDAR DE TODO MAL.

PRECES DE AMOR

Rezemos ao Senhor Jesus, fonte de vida e libertação, apresentando-lhe nossas preces.

Deus santo, que mandastes vossos anjos para proteger todos os nossos passos, conduzi-nos sempre pelos caminhos do bem, rezemos: BENDIGAMOS TODOS AO SENHOR.

Pai de bondade, cuja face os anjos contemplam dia e noite, concedei-nos procurar sem cessar vossa face misericordiosa, rezemos:

Deus eterno, cujos filhos e filhas serão como anjos no céu, dai-nos a pureza de mente e de coração, rezemos:

Deus todo-poderoso, que enviastes os anjos para anunciar vossas maravilhas, ajudai-nos a proclamar com fé vossa bondade, rezemos:

Deus nosso Pai, olhai com misericórdia para nossos párocos e conservai-os, em suas vidas, as virtudes teologais, que tantas vezes Santa Teresinha experimentou no Carmelo, rezemos:

♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém

ORAÇÃO DA NOVENA

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém

Comentários

Postagens mais visitadas