FESTA DE SANTA TERESINHA - 2015 - 6º Dia da Novena

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!! Meus irmãos e irmãs! Com muita alegria, iniciamos nosso 6º dia de novena em louvor a Santa Teresinha do Menino Jesus, neste ano, com o tema: "O bom Deus deu-me um pai e uma mãe mais dignos do céu que da terra!" Reunidos em nome de Cristo, queremos nos abrir à força profética e soberana de seu Espírito. Ele nos leva a ouvir o clamor dos sofredores e extirpar os males que ferem a caminhada comunitária e a vida da sociedade. Celebremos o dia da Bíblia, a qual alegra nosso coração e nos aponta o caminho do reino de Deus. A palavra de Deus foi para Santa Teresinha a luz de sua vida espiritual. Ela a lê, medita-a e encontra nela a água viva para sua vida espiritual. Podemos ver claramente isso no "Pequeno Caminho" Teresina, totalmente bíblico, em que suas ideias, todos os seus ensinamentos se fundamentam na Sagrada Escritura, por isso tinha um alto grau do conhecimento das coisas de Deus e da espiritualidade. Hoje, refletiremos sobre Maria. Teresa do Menino Jesus ama muito Maria. Sente-a ao seu lado como uma mãe, uma mestra, como aquela que a protege diante de todas as dificuldades da vida. Quando Teresa tinha 10 anos, no dia 13 de maio de 1883, a Virgem Santa, com seu sorriso, curou Teresa de uma grave enfermidade, talvez uma depressão. O sorriso da Virgem marcou para sempre a vida de Santa Teresinha. Ela o guardou como o "maior segredo de sua vida" e sentia-se quase violada na sua intimidade quando as monjas e outras pessoas, com uma certa curiosidade, queriam saber como era o seu sorriso, como era a cor do vestido. Mais tarde, Teresa relembrou o sorriso da Virgem: "Tu que me sorriste na alvorada da minha vida vem e continua a sorrir..." A união de Santa Teresinha a Maria Santíssima é um exemplo a ser imitado por todos nós. Basta, para isso, que cada um se disponha a abrir seu coração, para que a Virgem deposite nele os tesouros de graças e de amor de que ela dispõe abundantemente. Maria vai aprendendo a escutar a voz do Senhor nas pequenas coisas de cada dia e ensina-nos hoje, que pra Deus tudo é simples, pequeno e grandioso ao mesmo tempo...

ENTRADA DA RELÍQUIA

O amor a Maria foi crescendo até chegar às raias de uma entrega toda filial, quando Teresinha chegou ao Carmelo. Afinal de contas, lá estava ela sob o manto protetor da Virgem do Carmo e, para tanto, lutara com muita determinação. Nos últimos tempos de sua vida, o relacionamento de Teresinha com Nossa Senhora se tornou ainda mais frequente e mais intenso. Santa Teresinha nos diz: "Quando me sobrevém uma inquietação, um contratempo, logo me volto para a Virgem Maria, e ela como a mais carinhosa das mães, sempre toma a seu encargo meus interesses."

LITURGIA DA PALAVRA

Há profetismos não menos verdadeiros que subsistem independentemente de grupos religiosos. A Palavra nos convida a reconhecer que a defesa dos pequenos e a vivência da justiça transcendem instituições e crenças.

1ª Leitura (Números 11, 25-29) Salmo 18(19) 2ª leitura (Tiago 5, 1-6) Evangelho(Marcos 9,38-43.45.47-48)

REFLETINDO COM SANTA TERESINHA

No sexto dia de nossa novena, dirigiremos com Teresinha nosso olhar a Maria, a mãe de todos os que se dispõem a seguir Jesus Cristo no anúncio do Evangelho. Desde a infância até a morte, Teresinha viveu unida a Maria. A Santa das Rosas viveu intensamente sua filiação de graça em relação à mãe do céu. "AMAR A SANTA VIRGEM É UMA DOÇURA A MAIS PARA NÓS."

Com Maria, modelo vivo dos verdadeiros discípulos e discípulas, caminhamos nas estradas de Jesus. Ela nos aproximará sempre mais do Cristo, que há mais de dois mil anos a elegeu como "bendita entre as mulheres", para realizar o grande mistério da encarnação do Filho de Deus. MARIA, MISSIONÁRIA DA ALEGRIA E DA ESPERANÇA, SAI CONOSCO A VISITAR OS LARES E OS CORAÇÕES SEDENTOS DE DEUS. ELA É MODELO E EDUCADORA DE SANTIDADE.

Maria é "Estrela da Evangelização" a apontar e iluminar o caminho dos anunciadores do Evangelho. Permanecendo virgem, ela gerou, por obra do Espírito Santo, o Verbo feito carne. NOSSA MISSÃO SE ASSEMELHA A DE MARIA: FAZER NASCER O CRISTO NO CORAÇÃO DAS PESSOAS.

PRECES DE AMOR

Elevemos nossas preces a Deus, pedindo a Maria que seja nossa medianeira junto a Ele. A cada invocação: VIRGEM SANTA, INTERCEDEI POR NÓS!!

Para que, como a Santa das Rosas, aprendamos a imitar Maria, cultivando a humildade e a simplicidade, rezemos.

Para que aprendamos com Santa Teresinha a cultivar o silêncio de Maria, que constitui força interior e a marca do equilíbrio notável de nossa Santinha, rezemos.

Para que o sorriso de ternura com que Maria curou Teresinha na infância, ilumine todos os movimentos, pastorais, equipes de nossas comunidades, rezemos.

Para que tenhamos, em nossas famílias, a "saúde da alma e do corpo" como pedia Santa Teresinha nas festas da Virgem, rezemos.

Para que o testemunho seja a base de nossa evangelização e que nos empenhemos em viver a palavra de Deus antes de anunciá-la, rezemos.

♡ NOVENA ♡

ORAÇÃO INICIAL

Santa das Rosas, trilhastes a pequena via da humildade e da submissão à vontade de Deus. Ensinai-nos, ó Santa Mestra, doutora da Igreja, o caminho da santidade, que nasce da escuta da Palavra de Deus, da realização de coisas simples, e sem importância aos olhos do mundo. Nós vos pedimos que continues a cumprir a vossa promessa de fazer chover rosas de graças e bênçãos sobre o mundo. Velai, ó Flor do Carmelo, por nossas famílias. Que em nossos lares haja paz, compreensão e diálogo. Velai por nossa Pátria, para que tenhamos governantes íntegros, afinados com os anseios do povo sofrido. Velai por nós, para que o espírito missionário sustente todas as nossas ações. Amém

ORAÇÃO DA NOVENA

Santíssima Trindade: Pai, Filho e Espírito Santo, nós vos agradecemos todos os favores, todas as graças com que enriqueceste a vida de vossa serva, Teresinha do Menino Jesus, durante os 24 anos que passou na terra, e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-nos a graça que ardemente vos pedimos: (Silêncio). Se for conforme a vossa santíssima vontade e para a salvação de minha alma!! Ajudai minha fé e minha esperança, ó Santa Teresinha, cumprindo mais uma vez vossa promessa de que ninguém vos invocaria em vão, fazendo-me ganhar uma rosa, sinal de que alcançarei a graça pedida!! Amém

11180303_156242691381559_6774478263708931191_n

Comentários

Postagens mais visitadas