A HUMILDADE QUE ABRIU O PARAISO E LIVROU AS ALMAS

Jamais houve e jamais haverá criatura mais humilde que a Santíssima Virgem Maria.

Santo Afonso de Ligório

É efeito da humildade ocultar os dons celestes.

Nem a São José quis a Senhora revelar a graça de se haver tornado Mãe de Deus.

O pobre esposo viu como ela ia ser mãe, e necessitava de esclarecimentos que o libertassem de cruciantes suspeitas de honestidade da esposa, e dele afastassem vexames e confusões.

De um lado, José não podia duvidar da castidade de Maria e de outro ignorava o mistério da Encarnação.

Resolveu, por isso, deixá-la ocultamente para sair de tão embaraçosa situação.

Tê-lo-ia feito certamente, se o anjo não lhe houvesse revelado que sua esposa se tornara Mãe por obra do Espírito Santo.

O humilde recusa os louvores referindo-os todos a Deus.

Tal foi o procedimento de Maria, ao perturbar-se diante dos louvores que lhe dirigia o arcanjo São Gabriel.

E foi outro talvez seu procedimento, quando Isabel a chamou de bendita entre todas as mulheres e de Mãe do Senhor?

Imediatamente Maria atribui toda a glória a Deus, respondendo no seu humilde cântico: Minha alma engrandece ao Senhor.

Vale como se dissesse: Isabel, tu me louvas, porém eu louvo ao Senhor, a quem unicamente é devida toda a honra.

Tu te admiras de vir eu a ti, mas eu admiro a bondade divina, na qual, tão somente, meu espírito se alegra.

Louvas-me porque eu acreditei, mas eu louvo a meu Deus que quis exaltar o meu nada. Na baixeza de sua serva pôs os seus olhos.

É esse o motivo por que Maria disse a Santa Brígida: Por que me humilhei tanto ou por que mereci, minha filha, uma tão extraordinária graça?

Só porque estava plenamente convencida de não valer nada, de não possuir algo de mim mesma.

Procurava por isso o louvor de meu Criador e Benfeitor e nunca o meu próprio.

– Admirado de tanta humildade em Maria, exclamava o Pseudo-Agostinho: Ó realmente abençoada humildade, que abriu o paraíso e livrou as almas do inferno.

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas