EVANGELHO DO DIA 24/04/2015

sexta-feira, 24 de abril de 2015.

santo do dia: são Fidélis de Sigmaringa, presbítero e mártir; beata Maria Isabel hesselblad, virgem
cor litúrgica: branco

evangelho de hoje: são joão 6, 52-59

primeira leitura: atos dos apóstolos 9, 1-20
leitura dos atos dos apóstolos:

naqueles dias: 1saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do senhor. ele apresentou-se ao sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de damasco, a fim de levar presos para jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o caminho. 3durante a viagem, quando já estava perto de damasco, saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: 'saulo, saulo, por que me persegues?' 5saulo perguntou: 'quem és tu, senhor?' a voz respondeu: 'eu sou jesus, a quem tu estás perseguindo. 6agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer.' 7os homens que acompanhavam saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. então pegaram nele pela mão e levaram-no para damasco. 9saulo ficou três dias sem poder ver. e não comeu nem bebeu. 10em damasco, havia um discípulo chamado ananias. o senhor o chamou numa visão: 'ananias!' e ananias respondeu: 'aqui estou, senhor!' 11o senhor lhe disse: 'levanta-te, vai à rua que se chama direita e procura, na casa de judas, por um homem de tarso chamado saulo. ele está rezando.' 12e, numa visão, saulo contemplou um homem chamado ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13ananias respondeu: 'senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em jerusalém. 14e aqui em damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome.' 15mas o senhor disse a ananias: 'vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de israel. 16eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa.' 17então ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre saulo, dizendo: 'saulo, meu irmão, o senhor jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do espírito santo.' 18imediatamente caíram dos olhos de saulo como que escamas e ele recuperou a vista. em seguida, saulo levantou-se e foi batizado. 19tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. saulo passou alguns dias com os discípulos de damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que jesus é o filho de deus.

- palavra do senhor
- graças a deus

 

salmo 116 (117)

- cantai louvores ao senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o!

r: ide, por todo o mundo, e a todos pregai o evangelho.

- pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!

r: ide, por todo o mundo, e a todos pregai o evangelho.

evangelho de jesus cristo segundo são joão 6, 52-59

- aleluia, aleluia, aleluia!
- quem come a minha carne e bebe o meu sangue em mim permanece e eu vou ficar nele (jo 6, 56)

proclamação do evangelho de jesus cristo segundo são joão:

naquele tempo: 52os judeus discutiam entre si, dizendo: 'como é que ele pode dar a sua carne a comer?' 53então jesus disse: 'em verdade, em verdade vos digo, se não comerdes a carne do filho do homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55porque a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida. 56quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57como o pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do pai, assim o que me come viverá por causa de mim. 58este é o pão que desceu do céu. não é como aquele que os vossos pais comeram. eles morreram. aquele que come este pão viverá para sempre.' 59assim falou jesus, ensinando na sinagoga em cafarnaum.

- palavra da salvação.
- glória a vós, senhor

comentário do dia por santo agostinho (354-430)
bispo de hipona (norte de áfrica), doutor da igreja
sermão 227 (às crianças, sobre os sacramentos)
tornar-se num só pão, num só corpo

este pão que vedes sobre o altar, consagrado pela palavra de deus, é o corpo de cristo. este cálice consagrado pela palavra de deus, ou melhor, o que ele contém, é o sangue de cristo. nestes elementos, o senhor quis oferecer à nossa veneração, ao nosso amor, o seu corpo e o seu sangue, que derramou pela remissão dos nossos pecados. se os recebestes com boas disposições, tornastes-vos naquilo que recebestes. diz o apóstolo: «todos nós somos um só pão, um só corpo» (cor 10,17).

este pão recorda-vos que deveis amar a unidade. pois este pão foi porventura feito de um só grão? não existia nele, no princípio, uma quantidade de grãos de trigo? antes de tomar a forma de pão, os grãos estavam separados; foi a água que os uniu, depois de serem moídos. se o trigo não for moído e embebido em água, não se lhe pode dar a forma de pão. do mesmo modo, foi-vos necessário passar pela humilhação dos jejuns e pelo exorcismo dos escrutínios; depois, fostes lavados pela água do baptismo, que vos penetrou a fim de vos fazer tomar a forma de pão. como aparece aqui representado o fogo? pelo santo crisma, porque o óleo que alimenta o nosso fogo é o sacramento do espírito santo. […] no dia de pentecostes, o espírito santo revelou-se sob a forma de línguas de fogo. […] portanto, o espírito santo aparece como o fogo depois da água; e vós sois transformados neste pão que é o corpo de cristo. este sacramento é, portanto, um símbolo da unidade.


Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas