EVANGELHO DO DIA 23/04/2015

quinta-feira, 23 de abril de 2015.

Santo do dia: santo adalberto de praga, bispo e mártir
Cor litúrgica: branco

evangelho de hoje: são joão 6, 44-51

Primeira leitura: atos dos apóstolos 8, 26-40
leitura dos atos dos apóstolos:

Naqueles dias: 26um anjo do senhor falou a filipe, dizendo: 'prepara-te e vai para o sul, no caminho que desce de jerusalém a gaza. o caminho é deserto'. filipe levantou-se e foi. 27nisso apareceu um eunuco etíope, ministro de candace, rainha da etiópia e administrador geral do seu tesouro, que tinha ido em peregrinação a jerusalém. 28ele estava voltando para casa e vinha sentado no seu carro, lendo o profeta isaías. 29então o espírito disse a filipe: 'aproxima-te desse carro e acompanha-o'. 30filipe correu, ouviu o eunuco ler o profeta isaías e perguntou: 'tu compreendes o que estás lendo?' 31o eunuco respondeu: 'como posso, se ninguém mo explica?' então convidou filipe a subir e a sentar-se junto a ele. 32a passagem da escritura que o eunuco estava lendo era esta: 'ele foi levado como ovelha ao matadouro; e qual um cordeiro diante do seu tosquiador, ele emudeceu e não abriu a boca. 33eles o humilharam e lhe negaram justiça; e seus descendentes, quem os poderá enumerar? pois sua vida foi arrancada da terra'. 34e o eunuco disse a filipe: 'peço que me expliques de quem o profeta está dizendo isso. ele fala de si mesmo ou se refere a algum outro?' 35então filipe começou a falar e, partindo dessa passagem da escritura, anunciou jesus ao eunuco. 36eles prosseguiram o caminho e chegaram a um lugar onde havia água. então o eunuco disse a filipe: 'aqui temos água. o que impede que eu seja batizado?' 38o eunuco mandou parar o carro. os dois desceram para a água e filipe batizou o eunuco. 39quando saíram da água, o espírito do senhor arrebatou a filipe. o eunuco não o viu mais e prosseguiu sua viagem, cheio de alegria. 40filipe foi parar em azoto. e, passando adiante, evangelizava todas as cidades até chegar a cesaréia.
- palavra do senhor.
- graças a deus

Salmo 65 (66)

- nações, glorificai ao nosso deus, anunciai em alta voz o seu louvor! é ele quem dá vida à nossa vida, e não permite que vacilem nossos pés.

r: aclamai o senhor deus, ó terra inteira.

- todos vós que a deus temeis, vinde escutar: vou contar-vos todo bem que ele me fez! quando a ele o meu grito se elevou, já havia gratidão em minha boca!

r: aclamai o senhor deus, ó terra inteira.

- bendito seja o senhor deus que me escutou, não rejeitou minha oração e meu clamor, nem afastou longe de mim o seu amor!

r: aclamai o senhor deus, ó terra inteira.

Evangelho de jesus cristo segundo são joão 6, 44-51

- aleluia, aleluia, aleluia!
- eu sou o pão vivo descido do céu, quem deste pão come sempre há de viver (jo 6, 51)

proclamação do evangelho de jesus cristo segundo são joão:

naquele tempo, disse jesus à multidão: 44ninguém pode vir a mim, se o pai que me enviou não o atrai. e eu o ressuscitarei no último dia. 45está escrito nos profetas: 'todos serão discípulos de deus.' ora, todo aquele que escutou o pai e por ele foi instruído, vem a mim. 46não que alguém já tenha visto o pai. só aquele que vem de junto de deus viu o pai. 47em verdade, em verdade vos digo, quem crê, possui a vida eterna. 48eu sou o pão da vida. 49os vossos pais comeram o maná no deserto e, no entanto, morreram. 50eis aqui o pão que desce do céu: quem dele comer, nunca morrerá. 51eu sou o pão vivo descido do céu. quem comer deste pão viverá eternamente. e o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo'.

- palavra da salvação
- glória a vós, senhor

comentário do dia por são columbano (563-615)
monge, fundador de mosteiros
instrução 13, 1-2: pl 80, 254-255
«quem comer deste pão viverá eternamente»

queridíssimos irmãos, se a vossa alma tem sede da fonte divina de que vou falar-vos, excitai essa sede e não a apagueis. bebei, mas sem vos saciardes; porque a fonte viva chama-nos e a nascente da vida diz-nos: «quem tiver sede, venha a mim e beba» (jo 4,37). […]

vede de onde brota esta fonte: do lugar de onde desceu o pão; porque o pão e a fonte são um só: o filho unigénito, nosso deus, jesus cristo senhor, do qual devemos ter sempre sede. mesmo que o comamos e o devoremos com o nosso amor, o nosso desejo provoca-nos ainda mais sede dele. bebamo-lo continuamente com um amor imenso, como a água de uma nascente, bebamo-lo com avidez, e deliciemo-nos com o seu doce sabor. porque o senhor é doce e bom. quer o comamos, quer o bebamos, teremos sempre fome e sede dele, porque ele é para nós um alimento e uma bebida absolutamente inesgotáveis. […] ele é realmente a fonte dos sedentos e não a dos satisfeitos. ele convida os sedentos, que declara bem-aventurados (mt 5,6), pois nunca bebem bastante, antes têm tanto mais sede quanto mais tiverem bebido.

irmãos, desejemos, procuremos, amemos «a fonte da sabedoria, a palavra de deus nos céus» (si 1,5); pois nela estão escondidos, como diz o apóstolo, «todos os tesouros da sabedoria e da ciência» (col 2,3). […] se tens sede, bebe da fonte da vida; se tens fome, come o pão da vida. felizes os que têm fome deste pão e sede desta fonte! […] como é bom o que se pode saborear continuamente sem deixar de o desejar! di-lo o profeta david: «saboreai e vede como o senhor é bom!» (sl 33, 9)


Copyright© Arautos do Evangelho 2011. Todos os direitos reservados.
Divulgação autorizada, citando a fonte.

Comentários

Postagens mais visitadas