5 PASSOS PARA ORAR DE VERDADE

Nunca foi tão fácil aprender a fazer oração

Muita gente pede sugestões sobre como fazer oração, o que conversar com Deus. Para responder a esta pergunta, apresentamos um acróstico (uma palavra cujas letras, colocadas em forma vertical, são a primeira letra de novas palavras).
A palavra escolhida para estas dicas de oração é "ÁGAPE", que em grego se refere ao amor perfeito de quem ama doando-se inteiramente, sem esperar nada em troca, como é o amor de Deus por nós.

Para que sua oração seja um "ágape"
Isso significa que, por um lado, seu diálogo com o Senhor precisa ser feito por amor e com amor, não por pura conveniência, não para ver o que você vai ganhar com isso. Por outro lado, que em sua oração sempre estejam presentes os seguintes elementos do acróstico da palavra ÁGAPE:

A: Amor feito louvor
Louve a Deus com amor por aquilo que Ele é: pela sua grandeza, beleza, bondade. Pense nas maravilhas da criação e pergunte-se: por qual de todas essas maravilhas eu quero louvar a Deus hoje? Louvar a Deus com amor nos leva a sair de nós mesmos, deixar de ter o foco em nossas misérias e problemas, perceber tudo de bom que Deus coloca em nossas vidas.

G: Gratidão
Agradeça a Deus pelo que Ele faz especificamente na sua vida. Repasse mentalmente tudo o que aconteceu no seu dia, agradecendo-lhe por cada coisa que você lembrar – não somente as coisas boas que lhe fizeram feliz, mas também o aparentemente ruim, porque Ele permitiu isso por alguma razão, talvez para fazer você crescer em humildade, paciência ou compreensão.

A: Arrependimento
Ao recordar os acontecimentos do seu dia, peça perdão a Deus por tudo aquilo que você pensou, disse, fez ou deixou de fazer, que não tenha sido conforme a vontade e misericórdia divinas; por tudo aquilo que não foi inspirado pelo seu amor, e sim pelo seu egoísmo, ira, rancor, injustiça, intolerância.

P: Palavras sinceras
Em seu diálogo com Deus, sinta-se à vontade para pedir, perguntar, contar suas coisas como você contaria a um grande amigo. Ele o escuta sempre, não o julga, não o condena. Pode abrir seu coração!


E: Escute-O
A verdadeira oração envolve necessariamente o diálogo, ou seja, não implica somente em falar, mas também escutar. Deus nos fala por meio da sua Palavra, por meio das pessoas que o cercam, dos acontecimentos. O importante é prestar atenção, saber ouvi-lo. A oração, como diálogo, ensina a reconhecer a voz de Deus em sua vida, a maneira particular como Ele se comunica com você.

Fonte: SIAME

Fonte: Aleteia

Comentários

Postagens mais visitadas