A MISSÃO DE SANTA TERESINHA…

Em vésperas da morte, exclamou Santa Teresinha toda cheia de alegria celeste: “Sinto que é chegada a hora de desempenhar a minha missão.

– A Missão de fazer amar a Nosso Senhor como eu o amo… de dar a conhecer a minha veredazinha às almas… Quero passar o meu Céu a fazer o bem na Terra”.

A Missão providencial de Santa Teresinha é:

I. Dar a conhecer a sua Veredazinha, ou a via da Infância Espiritual, e passar o Céu fazendo o Bem na Terra.

A Providência deu à Igreja na pessoa de Santa Teresa do Menino Jesus, um admirável modelo de Santidade, para nos facilitar a conquista do Céu.

A Missão providencial de Santa Teresinha é ensinar às almas a sua veredazinha ou a Via da Infância espiritual. E em que consiste esta pequena via, este caminho seguro do Céu?

Ela mesma no-lo vai explicar:

“A senda da infância espiritual é o caminho da confiança e da entrega total de si mesmo a Deus. Uma só coisa nos cumpre fazer neste mundo: espargir diante de Jesus as flores dos pequenos sacrifícios, e cativá-lo a poder dos carinhos! Assim mesmo o prendi eu, e por isso é que hei de ser tão bem acolhida!”

Eis a pequena via, eis a maneira fácil de conquistar o amor de Jesus e chegar à mais alta perfeição.

Quero passar o meu Céu fazendo o bem na Terra, disse Santa Teresinha. O Senhor ouviu-lhe as súplicas ardentes e no Céu faz hoje todas as suas vontades.

A chuva de rosas de tantas graças e tantos milagres, que há alguns anos a nossa amável santinha faz cair sobre a terra, vem demonstrando a missão providencial que lhe foi confiada de passar o Céu fazendo o bem na terra.

Ó! Tenhamos confiança na proteção valiosa de Santa Teresinha junto ao trono de Deus, e lembremo-nos de que, até o fim do mundo, o povo, nas amarguras deste exílio, há de ver brilhar no Céu esta estrela do Carmelo, e por ela nos virá do alto uma chuva de rosas de
graças escolhidas.

“Não, até o fim do mundo não hei de ter descanso! Mas quando o Anjo disser: ‘o tempo já não existe’ só então descansarei, porque o número de eleitos estará completo”.

II. A via da Infância Espiritual:

Um dia disse Jesus a seus discípulos: “Se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

Eis aí, nestas palavras do Divino Mestre, a via da Infância Espiritual, imposta como condição necessária para se obter a eterna Salvação. Consideremos:

1)    Entrar nesta Infância Espiritual é condição necessária para a Salvação.

2)    Santa Teresinha é um modelo admirável nesta senda de amor e de confiança.

Bento XV, após a leitura do decreto da heroicidade das virtudes de Santa Teresinha, disse no seu belo discurso: “A Infância Espiritual não é um meio livre, uma vi a melhor ou mais curta e fácil, é condição necessária para se obter a salvação”.

Temos de nos tornar como as crianças, simples e puros, se quisermos alcançar o Céu.

As palavras do Divino Mestre, Palavras de vida eterna, são bem claras e explícitas. Ao meditá-las, não podemos duvidar do que nos resta fazer:

– arrancar de nosso coração toda a malícia, todo ódio e dobrez, e seguir a Jesus nesta senda admirável e segura de que nos há de levar ao cume da montanha do Amor.

“Se não vos fizerdes como as crianças, não entrareis no Reino dos Céus”.

Meditemos bem estas palavras, não hesitemos. Trata-se de salvar a nossa alma, e para salvá-la, tornemo-nos pequenos pela humildade, dóceis, mansos e simples como as criançinhas.

Santa Teresinha veio nos ensinar, a sua Pequenina Via, um meio prático e fácil de realizarmos na vida espiritual as palavras do Divino Mestre.

Toda a doutrina e a vida de nossa santinha constituem um modelo admirável da Via da Infância.Imitemo-la, porque a nossa devoção aos santos deve ser antes de tudo uma devoção
de imitação.

O Santo Padre Pio XI, na homilia da Canonização de Santa Teresinha disse:

“Veneráveis irmãos e filhos amados, ardentemente desejamos que todos os cristãos se tornem dignos de participar de abundantíssimas graças por intercessão de Teresinha.

Mas desejamos com mais ardor ainda, que se empenhem decididamente em imitá-la, fazendo-se meninos, pois se tal não forem, se verão excluídos do Reino dos Céus, segundo a sentença de Cristo”.

 

Fonte: “Via da Infância Espiritual na Escola de Santa Teresinha” – Mons. Ascânio Brandão.

Fonte: Associação Apostolado do Sagrado Coração de Jesus

Comentários

Postagens mais visitadas