MARIA O O SIMBOLISMO DA AURORA

Amanhecer na Enseada do Mar Virado, Ubatuba (SP)

Aurora quer dizer "hora áurea": hora preciosa, hora encantadora, hora de esperança e de felicidade. O simbolismo da aurora ou do nascer do dia convém, sobretudo, a Maria.

Ouvistes, sem dúvida, os amantes da bela natureza se extasiarem sobre o maravilhoso efeito do nascer do dia. Viste-os empreender longas viagens e passar noites inteiras no cimo de montanhas glaciais, a fim de se encontrarem, pela manhã, prontos a desfrutar do radioso espetáculo de uma bela aurora.

O Sol ainda não se levantou; não se distingue nem um de seus raios, e, entretanto, uma certa luz intermediária, semelhante à da alegria, já faz renascer a natureza. Há, então, entre a noite e o dia, alguns instantes de luta. Logo o horizonte se colore de mil matizes, e o lado do Oriente aparece todo em fogo. É então que acreditareis ver cada criatura retomar sua vida, sua cor, sua inteligência, como se retoma um traje de gala após a noite onde tudo é sombrio e incolor. [...]

Imagem Peregrina do Imaculado
Coração de Maria

Os esplêndidos fulgores de um meio-dia de verão não têm o encanto desta aparição resplandecente, que exerce sobre a natureza um tão grande domínio.

Digno de lástima seria aquele que permanecesse indiferente a este imponente quadro, e que, podendo ser testemunha de um tão belo espetáculo, não sentisse seu coração disposto a glorificar, reconhecido, a majestade das obras de Deus!

Mas, quanta distância há entre todas essas belezas da Terra e as belezas espirituais que Maria nos veio trazer! É Ela que, no dia de seu nascimento, foi um presságio de misericórdia que antecedeu somente de algum tempo ao Sol de Justiça, o desejado das nações. É Ela que precede a marcha desse gigante dos Céus, como para preparar nossos olhos à luz divina, que logo inundará a Terra.

À sua vista, comprazemo-nos em exclamar com o Espírito de Deus: Ó Homens, [...] alegrai-vos; a hora da esperança chegou: já a noite passou com seus terrores e seus espantos; ele se aproxima, esse belo dia prometido há tanto tempo. É Maria, verdadeira aurora da salvação, que nos aparece hoje, [...] radiosa, Ela própria, da felicidade que nos traz".

(Con. Victor-Joseph Thiébaud; Revista Arautos do Evangelho, Fevereiro/2013, n. 134, p. 50 - 51)

Fonte: Arautos do Evangelho

Comentários

Postagens mais visitadas