BOTE FÉ

 Flash Mob na Boca Maldita marcará os 30 dias que antecedem o Bote Fé em Curitiba
Cruz e ícone de Nossa Senhora serão acolhidos na cidade entre os dias 23 e 26 de fevereiro
Será realizado nesta quarta-feira, dia 23 de janeiro, às 18h30, na Boca Maldita, Centro de Curitiba/PR, um Flash Mob para marcar os 30 dias que antecedem o evento Bote Fé. A iniciativa consiste em realizar uma ação que desperte o interesse dos pedestres, motivando assim uma aglomeração instantânea.
“Além de ser mais uma das diversas atividades que estão mobilizando a juventude de Curitiba para o encontro com o Papa no próximo mês de julho, esta ação será também uma demonstração pública da nossa fé,” explica o padre Alexsander Cordeiro, do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba. Paramentado com túnica e estola, o padre irá chegar ao local e erguer um crucifixo. O momento será conduzido ao som de voz e violão e deverá durar no máximo 10 minutos.
Para aqueles que quiserem participar do Flash Mob é necessário entrar na página do evento na Rede Social Facebook ("Flash Mob: Um mês para o Bote Fé Curitiba") e seguir as instruções do Setor Juventude da Arquidiocese.

Sobre o Bote-Fé
No próximo mês de fevereiro Curitiba vai entrar na rota da peregrinação dos símbolos JMJ - Jornada Mundial da Juventude. Denominado de Bote Fé, o evento de acolhida da Cruz e do Ícone de Nossa Senhora deverá atrair cerca de 100 mil pessoas entre os dias 23 e 26, como preparação para JMJ que vai acontecer no Rio de Janeiro/RJ de 23 a 28 de julho de 2013.
O momento principal do evento será realizado na Praça N. Sra. da Salette, no dia 23 de fevereiro, no Centro Cívico, e depois em outros pontos da cidade. A programação pensada para contemplar momentos de celebração, formação e solidariedade, inclui shows com cantores populares católicos, atividades esportivas, espaços para comunidades terapêuticas de combate anti-drogas, doação de sangue em parceria com bancos de sangue da cidade e outras atrações.
A proposta é promover um grande encontro de multidão para marcar a chegada dos símbolos em diversos ambientes e aproveitar a oportunidade para oferecer a reflexão sobre a realidade juvenil em diferentes meios. Por este motivo, os símbolos irão percorrer a periferia, estarão junto aos dependentes químicos, presídios, parques da cidade e demais ambientes nos quais a juventude se faz presente.
Peregrinação - O Brasil já vive o clima da Jornada, com a peregrinação dos símbolos que desde o dia 18 de setembro de 2011 estão no país e percorrem todas as dioceses brasileiras e os países do Cone Sul. Agora em janeiro o itinerário segue pela região Sul. A etapa final acontecerá no Sul de Minas, no Vale do Paraíba/SP e, finalmente, no estado do Rio de Janeiro, aonde os símbolos chegam em abril de 2013.
Além do Bote Fé a preparação para a JMJ - que deverá reunir mais de 2,5 milhões de jovens de todo o mundo para o encontro com o Papa Bento XVI, no Rio de Janeiro -, Curitiba também vai realizar a Semana Missionária para acolher os peregrinos uma semana antes, de 14 a 20 de julho.
História dos símbolos da JMJ
Durante o Ano Santo comemorativo dos 1950 anos da Redenção, proclamado de 25. 03. 83 a 22.04.84, uma grande cruz de madeira de 3,8m de altura, foi colocada ao lado do Altar Mor da Basílica de São Pedro, em Roma. Este foi o principal símbolo do Jubileu proclamado pelo Papa. Ao final deste ano, como milhares de jovens recorreram à celebração do Domingo de Ramos, o Santo Padre decidiu entregar esta cruz à juventude do mundo para que percorresse diferentes países como símbolo do amor de Cristo pela humanidade. Em Dezembro de 1985, com o anúncio da Primeira Jornada Mundial da Juventude para 1986, a Cruz passou a acompanhar estes eventos e tornou-se seu principal símbolo.
O Ícone de Nossa Senhora foi dado de presente aos jovens pelo mesmo Santo Padre, o Bem-Aventurado João Paulo II, em 2003, durante a Jornada Mundial da Juventude, para acompanhar as Jornadas, junto com a Cruz como sinal da presença materna de Maria. Desde então, o ícone – uma cópia fiel de um antiquíssimo ícone encontrado na Basílica de Santa Maria Maior – tem acompanhado a Cruz em suas peregrinações.

Programação Bote Fé Curitiba:
Sábado, dia 23/02/2013
· Das 9h às 22h: celebração de acolhida dos símbolos da JMJ na Praça N. Sra de Salete, Centro Cívico. Presenças confirmadas das bandas locais e nacionais: Pe. Reginaldo Manzotti, Rafael Jesus, Márcio Cruz, AUB, Estância Divina, Abner Santos, Ziza Fernandes, Gil Monteiro, Adoração e Vida, Banda Dominus e Missionário Shalom, além de diversas atrações no palco e em todo o espaço do evento;
· 22h: os símbolos seguem em procissão até a Catedral Basílica, passando pelo Largo da Ordem, local de grande concentração de jovens;
· Das 0h até o dia seguinte: vigília na Catedral Basílica organizada pelos jovens das Novas Comunidades e Movimentos Juvenis.
Domingo, dia 24/02/2013
· Das 7h às 13h: continuação do Bote Fé Curitiba, com momento especial da Comunidade da Eparquia Ucraíno-Católica São João Batista. Divina Liturgia, danças folclóricas e shows;
· 14h: presença dos símbolos no Parque Barigui para uma tarde de missão jovem, realizada pelos jovens da Arquidiocese de Curitiba;
· 16h: presença em um Quartel para momento com Militares;
· 18h: peregrinação para Colombo (Vila Zumbi) e vigília durante toda a noite, organizada pelos jovens da Pastoral da Juventude e Jovens ligados às congregações religiosas.
Segunda-feira, dia 25/02/2013
· 5h: saída dos símbolos da Vila Zumbi sentido Almirante Tamandaré;
· 6h: chegada em Almirante Tamandaré, paróquia Anjo da Guarda;
· 8h: saída dos Símbolos da JMJ de Almirante Tamandaré rumo a Campo Largo;
· 9h: presença em Delegacia de Campo Largo, para jovens prisioneiros;
· 11h: atividade dos Jovens de Campo Largo, na Matriz N. Sra da Piedade, encerrando-se com a Santa Missa;
· 13h: saída dos símbolos de Campo Largo rumo a Curitiba;
· 14h: presença dos símbolos no Colégio Marista Paranaense para atividade com estudantes;
· 16h: presença dos símbolos na PUCPR - Campus Curitiba;
· 19h: presença dos símbolos na Reitoria da UFPR para atividade com estudantes universitários;
· 21h30: caminhada pelo Centro até a Praça Rui Barbosa para atividade com moradores de rua;
· 23h: vigília na Paróquia Bom Jesus, Centro.
Terça-feira, dia 26/02/2013
· 7h: saída dos símbolos da Paróquia Bom Jesus rumo ao Sitio Cercado;
· 8h: chegada dos símbolos na Casa do Servo Sofredor para atividades com jovens dependentes químicos;
· 10h30: saída dos símbolos da Casa do Servo Sofredor rumo a Órleans;
· 11h: chegada dos símbolos no seminário São José, de Órleans, para momento com jovens vocacionados, seminaristas, formandas religiosas e demais membros das casas de formação de Curitiba;
· 13h30: Missa de despedida dos símbolos da JMJ no Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio e cerimônia de entrega dos mesmos à Eparquia Ucraniana.
Fontes para entrevista:
Padre Alexsander Cordeiro e padre Waldir Zanon - Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba
Marcos Moura - secretário do Setor Juventude da Arquidiocese de Curitiba
Telefones: 41 2105-6364 / 2105-6368 - 9600-9697.

Assessoria de Comunicação
Mitra da Arquidiocese de Curitiba
Letícia Pessoa - Jornalista
Telefones: (41) 2105-6343 / 8700-4752
Horário de atendimento: das 9 horas às 15h30

Postagens mais visitadas