UMA VISITA HOJE A LOURDES

Posted: 24 Nov 2012 09:30 PM PST
É difícil descrever quão grata, sutil, sobrenatural, inesquecível e grandiosa é a acolhida que aguarda o peregrino que se aproxima da Gruta de Lourdes!
De dia ou de noite, grupos de romeiros ― grandes ou pequenos segundo a ocasião ―, doentes e sãos, de todas as idades, raças, povos e línguas afluem por ruas e acessos diversos, prelibando a doce e inefável bênção que faz de Lourdes o maior pólo de atração marial da Terra.
Cruzando o rio Gave, entra-se na esplanada do Santuário pelo portão de São Miguel.
Sobre a ponte, uma impressão acode ao espírito: dir-se-ia que as pessoas são outras.
Elas avançam com passo calmo e decidido, sereno e confiante, cheias de fé.
É como se esse charme misterioso de Lourdes reavivasse nelas sobrenaturalmente, também o amor da compostura, do alinho, da dignidade e do respeito.
Ao pé da letra, o movimento não cessa nas 24 horas do dia.
Pode-se chegar na mais alta madrugada, e sempre se encontrará gente.
No auge do inverno, o vento que sopra dos cumes dos Pireneus torna impossível qualquer presença ante a Gruta.
Mas, apertados uns junto aos outros, os fiéis se concentram nela, e ali ficam rezando dia e noite, dia e noite.
A cacofonia da vida moderna, com seus desgostos e tragédias, a agitação desgastante das cidades, o ritmo frenético, as “torcidas” angustiadas, as contradições e desapontamentos com os outros, instilam, quotidianamente, a deprimente idéia de que os homens em geral não têm conserto.
E quanto esta idéia tem de verdadeiro!

Porém, em Lourdes tem-se um antegozo de como será a humanidade regenerada pelo triunfo do Coração Sapiencial e Imaculado de Maria prometido em Fátima, após os castigos previstos por Ela naquelas aparições.
Descobre-se que, pela participação no espírito de Nossa Senhora, é possível uma harmonia e uma sublimidade no relacionamento, um entrelaçamento hierárquico, paterno e filial, nobre e bondoso, que nesta Terra pareceria impossível encontrar.
Em torno da Gruta de Lourdes há como uma campânula sobrenatural, que filtra as influências da Revolução gnóstica e igualitária que tudo polui e degrada em nossa época.
E suavemente faz brotar nas pessoas um fundo bom que habitualmente geme esmagado.
É uma ação profunda e discreta da qual só Nossa Senhora detém o segredo.


Postagens mais visitadas