LÁGRIMAS, DOR E COMPUNÇÃO NA REABERTURA DA GRUTA DE LOURDES

Lágrimas, dor e compunção na reabertura da Gruta de Lourdes

Posted: 28 Oct 2012 01:38 PM PDT

Lágrimas, emoção, dor, compunção marcavam os rostos dos peregrinos que se apinhavam ordeiramente nas defesas montadas pelo serviço de ordem do santuário de Lourdes.
Ali aguardavam pacientemente o momento em que poderiam se aproximar de novo até a abençoada Gruta onde Nossa Senhora apareceu a Santa Bernardette.
O fato é que o entusiasmo e o esforço de bombeiros, técnicos, voluntários, responsáveis a vários níveis permitiu que a Gruta fosse reaberta aos fiéis antes do dia anunciado.
A violência da enchente que submergiu a Gruta sob 1,5 metros de água suja, entulho, galhos e lixo era bem a figura da enchente de pecados, ofensas e blasfêmias que o mundo despeja – por vezes, oh dor! até por parte de maus eclesiásticos – sobre Nossa Senhora e a Igreja Católica.
Entretanto, Nossa Senhora ficou ali protegendo sua Gruta.
Assim que as águas desceram, viu-se que nada de irreparável acontecera.
Era preciso, isso sim, um trabalho exigente, metódico e intenso para limpar e repor tudo em seu lugar.
Veja como foi no vídeo anexo
Para esta tarefa, bombeiros, técnicos e voluntários puseram mãos à obra com admirável empenho.
Bem mais rápido do anunciado tudo estava pronto para a reabertura.
Peregrinos de países remotos como Filipinas ou Argentina – queremos achar que do Brasil também – ou de países próximos como Itália e França ingressaram na área da Gruta com grande ordem e respeito na hora que a entrada foi autorizada.

Eles haviam sido precedidos pelo bispo de Lourdes, D. Nicolas Brouwet, que sozinho estava ajoelhado rezando mas não ousando entrar na Gruta.
Espontaneamente, os fiéis fizeram o mesmo, cientes do significado transcendente do momento.
Depois, pouco a pouco, foram ingressando na Gruta e repetindo como se nada tivesse acontecido os gestos de piedade, as orações e os pedidos que Nossa Senhora acolhia maternalmente como sempre.
Que o acontecimento sirva de lição para nós.
Que nos comunique a certeza de que quaisquer sejam as aparências de catástrofe natural ou moral, individual ou social, do mundo inteiro ou da Igreja, Nossa Senhora vencerá.
Que no momento de darmos o melhor de nós para contribuir à restauração da boa ordem social ou religiosa, nós nos apressemos para trabalhar pela restauração do reinado de Nossa Senhora nas almas, na sociedade e no mundo.

E que não hora de voltar a pisar o solo bendito de seu santuário, ingressemos com o coração contrito e humilhado pelas nossas faltas, mas cheio de confiança no perdão e na misericórdia levado continuamente a extremos milagrosos por Nossa Senhora de Lourdes.

Postagens mais visitadas