LOURDES TRIUNFA CONTRA AS TENTATIVAS DE FECHAR A GRUTA

Lourdes triunfa contra as tentativas de fechar a gruta
Posted: 15 Sep 2012 11:30 PM PDT
Procurador Vital Dutour fez relatórios
contra milagres de Lourdes
É claro que a ira do demônio e seus sequazes haveria de se lançar com fúria contra Lourdes.
Como de costume, agindo bem no seu estilo, isto é, ocultando as verdadeiras razões e procurando menosprezar, denegrir e, se possível, impedir o fluxo dos peregrinos.
Ainda não haviam terminado as aparições de Nossa Senhora, e já ocorriam milagres patentes. Mas igualmente a máquina difamatória estava em ação.
O procurador de Lourdes, em relatórios, perguntava ao governo da capital como impedir os “extravios da imaginação” que mencionavam milagres na Gruta, ridicularizando as curas acontecidas.
Num outro relatório ele denunciava a água de Lourdes por conter carbonato de cálcio (aliás, simples antiácido hoje utilizado pela medicina) e vituperava o descontrole dos “boatos” sobre curas.
Clément Pailhasson, farmacêutico da cidade, espalhava que a água era “muito ruim”.
O diretor da escola superior, Antoine Clarens, a apontava como causa de “graves perigos”; enquanto Jacomet, delegado de polícia, prevenia que era “malsã”.

Essas acusações não pegaram. Então o ataque mudou inteiramente. Pierre-Auguste Latour, farmacêutico de Trie, franco-maçom e conhecido inimigo dos milagres, emitiu um parecer cientificamente fraudulento.

Primeiras fotos de peregrinos na gruta, em 1858
Segundo ele os milagres eram falsos. A explicação de todas as curas seria que a água continha excepcionais virtudes curativas!
Mas muitas outras análises imparciais classificaram a água de Lourdes como simples “água potável, análoga à maioria das que se encontram nas montanhas onde o solo é rico em calcário”.
Portanto, uma água comum que nem chega a ser mineral.
Vendo desmontada essa interpretação capciosa, o ódio das trevas excogitou outros ardis.
O fim do século XIX estava impressionado com algumas descobertas pioneiras sobre radioatividade.
O fato foi logo explorado: nada de fenômenos sobrenaturais, a “radioatividade” da água de Lourdes explica tudo!!!
“Explicações” do gênero foram repetidas, como num realejo, até no século XX. Sucessivas análises refutaram todas essas suposições mal fundadas ou maliciosas.

Postagens mais visitadas